Itabuna faz campanha de doação de órgãos
Itabuna está pronta para a Campanha Nacional de Doação de Órgãos em setembro. A OPO - Organização de Procura de Órgãos elaborou uma extensa programação que será aberta nesta quinta, às 9 horas, no Hospital de Base.
Nos 30 dias de programação haverá uma série de atividades, como palestras, blitzen, cultos, missas e seminários em diversos locais, a exemplo de escolas, empresas, instituições filantrópicas e hospitais.
Na segunda-feira, 5, serão feitas duas palestras interativas, uma a partir das 8 horas, na sede de uma auto escola, na avenida Juracy Magalhaes, e a outra a partir das 14 horas, na Associação dos Diabéticos de Itabuna, no antigo Lactário.
O tema “Entendendo o Processo de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante” será abordado por profissionais de saúde da OPO e da Santa Casa de Itabuna.
A coordenadora da OPO em Itabuna, Silvana Batista dos Santos, informou que o objetivo da campanha é despertar o interesse da comunidade para a importância da doação de órgãos que salvam vidas.
Segundo ela, existem hoje mais de 1.200 pacientes na fila nacional à espera de um transplante de córneas, rins, fígado e coração. Toda pessoa pode ser doadora, desde uma criança a partir de 2 anos até um idoso de 70 anos.