Itabuna assina a transferência da Emasa

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, deve encaminhar à Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira, a proposta que transfere a gestão dos serviços de água e esgoto da Emasa para a empresa estadual Embasa.

Ao Jornal das Sete, da Morena FM, o prefeito informou que ainda não decidiu se o Plano de Saneamento Básico, necessário para garantir que a Embasa assuma o serviço, será apreciado pela Câmara ou entrará em vigor por decreto.

O termo de cooperação foi assinado nesta quarta pelo prefeito, o governador Rui Costa e o presidente da Embasa, Rogério Cedraz. Pela proposta, a empresa estadual deve investir, no curto prazo, cerca de R$ 30 milhões.

Este dineiro será usado para regularizar o abastecimento de água. A cerimônia de assinatura do termo de cooperação foi acompanhada pelo promotor público estadual Patrick Pires.

Segundo ele, diante da crise da falta de água, a transferência para a Embasa foi a melhor solução. Para a promotoria, a mudança de gestão da Emasa para a Embasa está sendo discutida "de forma transparente".

O Estado se comprometeu a regularizar o abastecimento de água em 120 dias após a assinatura do convênio. Segundo o governador Rui Costa, o estado investirá em abertura de mais poços artesianos para garantir água à população.

0:45  |  


Gostou? Repasse...