Evento discute o transplante de órgãos
A Organização de Procura de Órgãos, em parceria com o Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, em Itabuna, vai promover no próximo dia 20 o primeiro "Encontro de Médicos Residentes no Processo de Doação e Transplante".
O evento será no auditório da Secretaria de Saúde de Itabuna e acontece das 18 às 21 horas. Na abertura haverá a palestra "Processo Doação/ Transplante e fila de espera na Bahia", pelo secretário de Saúde Paulo Bicalho.
Na sequência, serão abordados temas como Protocolo de Morte Encefálica, Manutenção do Potencial Doador, Transplante Renal e Transplante de Córnea.
No ano passado foi registrado um aumento de 12 no número de doações em relação a 2013. No total foram feitas 109 doações de múltiplos órgãos.
As doações de órgãos registradas no ano passado possibilitaram a realização de 563 transplantes, que contribuíram para diminuir a fila nacional de espera. Existem hoje cerca de 40 mil pessoas esperando um transplante.