Candidato não vai desistir, mas é inútil
Em Itabuna, o candidato a prefeito Fernando Gomes teve seu registro de candidatura impugnado pela Justiça Eleitoral por ter sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
Ele tem quatro condenações pelo TCU, Tribunal de Contas da União e uma no TCE, Tribunal de Contas do Estado.
A decisão foi da juíza Rosineide Almeida de Andrade, da 27ª Zona Eleitoral, e divulgada no final da tarde de domingo. O candidato ainda pode recorrer da decisão ou ser substituído.
Se for o caso, os nomes mais comentados são o da mulher dele, Sandra Neilma e o de Orleans Filho. Um terceiro nome também aparece como possível candidato, o do ex juiz de direito Marcos Bandeira, mas é improvável.
Na decisão que indeferiu o registro da candidatura do ex prefeito, a juíza Rosineide Almeida Andrade citou duas reprovações de contas contra Fernando Gomes pelo TCU, e que segundo ela, são consideradas irrecorríveis.
Mesmo assim, o ex-prefeito diz que vai manter a candidatura recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral em Salvador. Caso seja novamente derrotado, pode entrar com recurso no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.
Se perder nas duas instâncias finais e vencer a eleição, não poderá assumir e terá que arcar com os custos do pleito municipal, caso seja convocada nova eleição a prefeito.