BA recolhe pneus velhos para evitar focos
O Estado iniciou uma ação para reduzir os focos do mosquito Aedes aegypti em pneus velhos que, quando expostos, podem acumular água parada que favorece a proliferação do vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Esse foi o objetivo principal das Ações de Mobilização Nacional Entulho Zero, que acontecem, simultaneamente em 10 estados e vai até sábado (17).
Nesta quinta-feira, cerca de 1,3 mil pneus estocados no Almoxarifado Central da Bahia, no bairro da Mata Escura, em Salvador, foram recolhidos e encaminhados pela Reciclanip para empresas de trituração.
De acordo com a técnica da Secretaria da Administração (Saeb) Berila Conceição, cada secretaria tem o dever de depositar os pneus inservíveis no galpão. "É preciso fazermos essa destinação adequada para esses pneus".
O Governo da Bahia já faz esse tipo de coleta responsável desde 2010. Para a sanitarista Marta Lima, esse tipo de movimento reforça a ação conjunta das secretarias estaduais no combate ao Aedes aegypti.
"Para que se tenha sucesso nessa empreitada é preciso que todos caminhem juntos: administração, saúde, meio ambiente e haja sensibilização geral". Na Bahia, além da capital, houve coleta em Brumado, Jequié e Guanambi.