Vendas parceladas no Dia dos Pais caíram
As expectativas pessimistas dos comerciantes para as datas comemorativas de 2016 se confirmaram e o comércio registrou uma nova queda no Dia dos Pais, segundo o indicador calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito.
As vendas a prazo caíram 7,15%, entre os dias 7 e 13, na comparação com o mesmo período do ano passado. É a terceira queda consecutiva, mas em um ritmo menos intenso do que em 2015.
Em anos anteriores, as variações foram de -11,21% (2015), -5,09% (2014), +3,78% (2013), +4,75% (2012), +6,86% (2011) e +10% (2010).
O Dia dos Pais é a primeira data comemorativa do segundo semestre e, por mais que fique atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados no volume de vendas, funciona como um termômetro para as próximas datas.
É o caso do Dia das Crianças e Natal. Segundo uma pesquisa de intenção de compras feita pelo SPC Brasil, os produtos mais procurados neste período seriam os de vestuário, perfumes e cosméticos, calçados e acessórios.
Para o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, a incerteza com relação ao emprego e os rumos da inflação tem impactado nos compromissos financeiros como o parcelamento de compras.
Porém, o presidente pondera que, embora o desempenho do varejo ainda esteja aquém dos anos anteriores, as quedas apresentam variação negativa menor que em 2015, o que pode indicar um rumo menos pessimista para o final do ano.