Varejo perdeu R$ 4,3 bi no Dia dos Pais
A expectativa de recuperação das vendas do comércio varejista no país não se confirmou no Dia dos Pais e mostrou mais uma queda em 2016, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo.
A FecomercioSP aponta que o comércio faturou R$ 36,5 bilhões na semana que antecede a data, R$ 4,3 bilhões a menos do que no ano passado, o que representa um recuo de 10,6%.
A estimativa foi calculada a partir de dados da Boa Vista SCPC, que revelaram uma queda de 5,2% nas vendas em relação a 2015. A queda nesta data foi ainda mais intensa do que a de 2015, quando as vendas diminuíram 0,8%.
Para a assessoria econômica da FecomercioSP, os resultados mostram que o Dia dos Pais teve desempenho em linha com as outras datas e não trouxe grande resultado, apesar da melhoria da confiança do consumidor e do empresário.
Caso o cenário mais positivo apontado pelas projeções de mercado se consolidem, possivelmente poderemos visualizar nas próximas datas comemorativas uma reversão da tendência.