Teatro de Ilhéus faz Semana Jorge Amado
Reinaugurado em 28 de junho, quando Ilhéus completou 482 anos, o Teatro Municipal recebe seu primeiro evento nesta quarta-feira, 10, quando será aberta a Semana Jorge Amado, da Secretaria de Cultura (Secult).
A programação, que inclui palestras, exposições e espetáculo, segue até o dia 13 e ocupará também a Biblioteca Municipal Adonias Filho, localizada na Praça Castro Alves.
O destaque será o sábado, 12, às 20h, quando o Teatro Municipal de Ilhéus recebe o espetáculo “Love”, um monólogo com a atriz Cyria Coentro, com direção de Jackson Costa.
Com roteiro de Elisa Lucinda, Jackson Costa e Cyria Coentro, a montagem faz um passeio pela literatura poética do nosso país e do mundo, com poemas de Maiakovski, Mário Quintana, Baudelaire, Castro Alves, entre outros.
Já a Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho está com a exposição “Sangrando”, da artista ilheense Janete Lainha, disponível para visitação gratuita desta terça-feira até 26 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 18h.
Na quarta-feira, às 17h, a Orquestra de Berimbaus fará uma apresentação na Praça Pedro Mattos (em frente ao Teatro). Às 18h, tem a abertura da exposição “Gentes e Paisagens da Terra”, na Galeria do TMI.
Ela ficará disponível para visitação gratuita até o dia 21, de segunda a sexta, das 9h às 18. Na quinta-feira, às 17h, acontece o lançamento do Selo e Carimbo do Teatro Municipal de Ilhéus, também na Galeria do TMI.
Em seguida, às 18h30, na Biblioteca, há o lançamento do livro e palestra “Jorge Amado – da ancestralidade à representação dos orixás”, de Gildeci Oliveira Leite, professor de Literatura da UNEB.
A programação na sexta-feira tem início às 17h, na Praça Pedro Mattos, com dança salão do Grupo Ky Dance. Às 18h30, na Biblioteca, a palestra ”Hibridismo e resistência da identidade afrobrasileira na literatura amadiana”.
Ela será proferida por Aline Brito Nascimento, professora assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), doutoranda em Letras - Literatura pela Universidade Federal do Espírito Santo.
Encerrando as atividades, às 20h, o TMI recebe a apresentação dos trabalhos dos artistas selecionados na segunda edição do programa Solos Criativos, da Secult.