Sefaz desmonta quadrilha e fraudes na BA

As secretarias estaduais de Segurança Pública e Fazenda e o Ministério Público da Bahia desmontaram um esquema fraudulento de sonegação fiscal e uso de ‘laranjas.

O esquema era formado por 12 empresas com atuação fictícia em vários municípios. De acordo com as investigações, o prejuízo aos cofres públicos é de cerca de R$ 27 milhões.

Para prender os suspeitos de integrar a quadrilha, foi promovida nesta quinta-feira a “Operação Borda da Mata”. Cinco pessoas, que não tiveram os nomes divulgados, foram presas.

As buscas foram feitas em Gongogi, Ibicuí, Jequié, Vitória da Conquista, Itiruçu, Itamari, Salvador. As investigações apontam para várias práticas. Uma era a constituição ou compra de empresas em nome de familiares.

Outra em nome de empregados sem condições econômicas. Os acusados faziam simulações sucessivas de alteração nos contratos sociais das empresas para modificar os quadros societários e confundir a fiscalização.

Eles também fugiam da fiscalização usando desvios localizados próximos aos postos fiscais. Todo esquema de fraude seria conduzido pela empresa Comercial Rio Bahia.

20:33  |  


Gostou? Repasse...