Internet debate o "perfil" dos candidatos
Os blogueiros e internautas tiveram assunto de sobra, desde a semana passada, em Itabuna, depois que o Tribunal Superior Eleitoral liberou e permitiu traçar um miniperfil dos candidatos a prefeito da cidade.
Entre os assuntos mais comentados estão o patrimônio dos prefeituráveis, o nível de escolaridade e a mentira de alguns dos candidatos, segundo os comentários nas redes sociais.
Um dos destaques é o médico Antônio Mangabeira, considerado o milionários do município, ao declarar um patrimônio superior a R$ 350 milhões. Esse valor é o equivalente a 70% de todo o orçamento anual da Prefeitura de Itabuna.
O único candidato sem bens declarados é o cantor e compositor Mister Cuca. O candidato mais jovem é Zé Roberto, com 35 anos, enquanto o mais velho é o ex-prefeito Fernando Gomes, com 77 anos.
Dos 9 candidatos, um foi chamado de mentiroso, o ex-prefeito de Itabuna Geraldo Simões. Segundo os internautas, o ex-prefeito não declarou corretamente os bens. Afirmam que mais da metade do patrimônio não está em nome dele.
Isto não é ilegal e o artifício costuma ser usado por quase todos os candidatos, graças a uma lei que já deveria ter mudado e à falta de uma fiscalização melhor.
Segundo dados do TSE, a maioria dos candidatos possui nível superior. Apenas Augusto Castro têm ensino médio completo e Mister Cuca, ensino fundamental. Fernando Gomes é o único entre semi-analfabeto do grupo.