Ilhéus tem Farmácias Públicas Distritais
Visando melhorar o acesso aos medicamentos essenciais, qualificar as ações de assistência farmacêutica e promover maior cuidado com remédios, a Secretaria de Saúde de Ilhéus está adotando o modelo de Farmácia Distrital.
Nesse formato, cada farmácia é responsável por uma área específica, além dos limites do bairro, com um farmacêutico, fazeendo a distribuição dos remédios essenciais, inclusive os controlados.
Segundo a farmacêutica Simone Soares, este modelo já está implantado na Farmácia Pública Municipal, no centro, e na Unidade Básica de Saúde Euler Ázaro, no bairro Teotônio Vilela, que vai atender a comunidade daquela região.
“Aumentamos a disponibilidade de medicamentos e insumos estratégicos para os usuários e serviços de saúde, com o Sistema Nacional de Gerenciamento de Assistência Farmacêutica (Horus), que registra a entrada e distribuição.
Ela acentua que, de janeiro até a primeira quinzena de agosto, a Central de Abastecimento Farmacêutico Municipal distribuiu para as farmácias municipais e distrital cerca de 4.734.976 unidades de medicamentos.
A Farmácia Pública é responsável pelo cadastramento de 16.496 usuários no Sistema Hórus e uma referência em medicamentos para a população. Neste período, a farmácia fez 36.161 atendimentos.