Editus lança livro sobre ensino de Libras
Reconhecida oficialmente como a língua materna dos surdos brasileiros, a Libras já rendeu bons estudos no país e volta a ser tema de uma publicação da Editus – Editora da UESC.
O livro "Ferramenta didática e lúdica para intensificar o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais" é de autoria do pesquisador Melquisedeque Almeida, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz.
De forma didática e ilustrativa, o autor se volta para aqueles que desejam aprender ou ensinar a língua. Ele traça o panorama histórico do surdo, fala da língua propriamente dita e sua gramática.
O livro aborda a estrutura básica do sistema sign writing, modelo de escrita visual da língua de sinais. Melquisedeque mostra com ilustrações coloridas os quatro principais parâmetros da Libras.
Também expõe os sinais básicos para uma conversação, as expressões corporais e faciais que facilitam a compreensão e a interação entre os sujeitos inseridos neste contexto.
Por meio de uma metodologia lúdica, ele apresenta um jogo de cartas para fixação rápida e divertida de libras, o que é uma ideia inovadora do livro.
Além desta publicação, a Editora lançou recentemente o livro "Educação de Surdos: formação, estratégias e prática docente", do professor Wolney Gomes de Almeida, também disponível na Livraria da Editus.