Chuvas ajudam abastecimento em Itabuna

As chuvas que caem no sul da Bahia geraram reflexos positivos na captação de água das estações da Emasa no Rio Almada. As estações estão localizadas no Rio do Braço e em Castelo Novo, Ilhéus.

A Emasa informou nesta quarta-feira que, desde o final de semana, está fornecendo água com teores de cloretos mais baixos para Itabuna. Se o período chuvoso se mantiver, a qualidade seguirá melhorando nos próximos dias.

Os técnicos da Emasa alertam que, apesar da melhoria do volume nos mananciais, a água ainda não está liberada para consumo humano. A água precisa passar por análises do Departamento de Vigilância Sanitária.

Nos últimos 12 meses, o sul da Bahia viveu uma estiagem sem precedentes, a maior dos últimos 50 anos. Além de reduzir drasticamente a oferta de água nos rios, provocou a seca do Rio Almada, principal fonte de Itabuna.

Na zona rural, a volta das chuvas também melhorou as condições de produção dos hortigranjeiros e devolveu ao agricultor a esperança que havia perdido com a estiagem.

Pelos levantamentos da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, no período de 27 de julho ao meio-dia desta quarta-feira foram registrados mais de 30 milímetros de chuva na estação de Nova Ferradas.

Já na área do São Caetano foram registrados 20 milímetros nas últimas 24 horas. No centro foram 27, na região dos bairros Góes Calmon e Jardim Vitória, 22 mm.

21:37  |  


Gostou? Repasse...