Canavieiras quer estimular alfabetização
A Secretaria da Educação de Canavieiras vem criando projetos que incentivam o hábito da leitura no segundo semestre. As ações buscam atender a meta 5 do Plano Municipal da Educação (PNE).
Ela visa alfabetizar todas as crianças no máximo até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental, segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria da Educação, Soledade Paternostro.
“O estímulo ao gosto pela leitura está norteando todas as ações, pois sabemos o quanto isso é importante no processo da alfabetização, familiaridade com um mundo novo para essas crianças, que é o da escrita”.
De acordo com a coordenadora, atividades intensivas de leitura e exercícios para superar os níveis de escrita estão sendo realizadas em todas as escolas da rede municipal.
“Fizemos um diagnóstico que comprova um avanço notável. Na Escola Isbela Freire, por exemplo, 95% dos alunos do terceiro ano do Fundamental ainda não sabiam ler e tivemos um avanço de 75%”, afirma a coordenadora.
Soledade explica, ainda, que não se pode pensar em leitura sem pensar no leitor que vai ser alfabetizado. “Por isso, o mais importante é a criação desses projetos que propiciem a leitura".
"Pensar em como a escola e os professores podem incentivá-la, e o mais importante, sem esquecer a importância da interpretação porque muitos leem, mas não compreendem o que estão lendo”.