Campanha da Hepatite supera expectativa

A chuva que caiu na sexta-feira e no sábado em Itabuna não diminuiu o brilho nem a quantidade de pessoas que fizeram testes rápidos durante a Campanha para Prevenção e Diagnóstico da Hepatite C.

Nos dois dias foram atendidas cerca de 800 pessoas na Praça Olynto Leone, nos estandes montados pela Secretaria Municipal de Saúde com os exames, cujos resultados saíram em menos de 20 minutos.

No mutirão foram detectados cinco casos positivos da doença, sendo os pacientes orientados a buscar atendimento gratuito no Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT).

A Campanha para Prevenção e Diagnóstico da Hepatite C foi uma iniciativa dos clubes de Rotary Itabuna e Itabuna Sul, com o apoio da Prefeitura e superou as expectativas, segundo o presidente do RC Itabuna, Carlos Ataul.

"A Secretaria Municipal de Saúde teve uma participação decisiva ao disponibilizar técnicos, toda a infraestrutura e o apoio do secretário Paulo Bicalho, o que foi fundamental para o sucesso da ação".

O secretário Paulo Bicalho lembra que há tratamento e cura para Hepatite C quando diagnosticada precocemente, mas é caro para o governo, que gasta em média R$ 40 mil por portador da doença.

"Entretanto, em Itabuna o tratamento e a assistência são gratuitos no CERPAT, que atende mais de 300 pacientes com a doença. O centro conta com uma equipe multiprofissional com atendimento de segunda a sexta-feira".

15:25  |  


Gostou? Repasse...