Brasil Alfabetizado não terá novas turmas
Pessoas que não sabem ler e escrever não vão mais poder contar com o programa Brasil Alfabetizado. A interrupção do programa de alfabetização vai atingir 13 milhões de brasileiros e foi confirmada pelo MEC - Ministério da Educação.
Dados do próprio ministério indicam que mais de 8% da população com 15 anos ou mais são analfabetas no Brasil e esse percentual era o público do programa, desenvolvido entre Estado e Municípios com verbas do MEC.
Segundo o ministro Mendonça Filho, não há previsão de reabertura do Sistema Brasil Alfabetizado para ativação de novas turmas. O Ministério afirma que o programa está em execução.
Porém prefeituras e governos estaduais relatam um bloqueio no sistema, o que impede o cadastro de novos alunos e a criação de novas turmas. Apesar de graqve este nem é o maior problema do Brasil.
Nos últimos 13 anos o contingente de analfabetos funcionais (que não conseguem entender nem escrever um texto além do básico) atingiu mais de 60% da população, um sintoma da má qualidade do ensino fundamental.