Transferência para a Embasa teve avanços
O governo do estado anunciou que processo de transferência dos serviços de água e esgoto em Itabuna teve um avanço importante. Na segunda-feira, foram acertados os últimos detalhes para o convênio.
A transferência foi discutida pelo governador Rui Costa em reunião com o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, e o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, em Salvador.
O governador informou que o prefeito está trazendo as cópias dos documentos que precisam ser ratificados pela Câmara de Vereadores. Depois disso, será assinado o contrato de transferência.
A promessa é de investimento emergencial de R$ 13 milhões, mas a cidade precisa de cerca de R$ 280 milhões para universalizar a água, coleta e tratamento de esgotos.
O convênio deve ser analisado e votado na Câmara de Itabuna em caráter de urgência. Em caso de aprovação, um plano de trabalho, envolvendo ações, prazos e investimentos, vai executado imediatamente.
O estado disse que outra prioridade é colocar Itabuna no mesmo patamar de municípios do mesmo porte. Vitória Conquista, por exemplo, conta com 75% de esgoto tratado. Já Itabuna tem menos de 15%.