Temer quer revitalizar rio São Francisco
O presidente Michel Temer deve lançar um programa para revitalizar o Rio São Francisco. A obra, batizada de Novo Chico, deve começar em breve e também serão anunciadas outras ações para os próximos 10 anos.
Elas incluem despoluição das águas, conservação do solo, reflorestamento das margens e saneamento da bacia. O deputado federal Raimundo Gomes de Matos, do Ceará, aponta a importância dessa medida.
"Os grandes problemas dos déficits hídricos do Brasil ocorrem justamente por falta de de ações concretas na manutenção das reservas florestais e de um sistema de saneamento que não contamine as margens dos rios".
Matos também critica a gestão petista pelo abandono das obras de transposição do Rio São Francisco. "A comissão da transposição, que nós presidimos aqui na Câmara dos Deputados, há praticamente dois anos vinha cobrando".
"Cobramos ainda na época do ex-presidente Lula e agora da presidente Dilma, ações concretas da revitalização. Um programa concreto de revitalização das margens do Rio São Francisco."
A equipe de Temer estima que a revitalização do rio e recuperação das áreas degradadas podem custar R$ 6 bilhões até 2026. Só a recuperação das áreas deve consumir R$ 3 bilhões em 10 anos. O gasto será incluído no Orçamento de 2017.
De Brasília, Luana Patriolino