Salvador recebe o veleiro-escola Sagres
O NRP Sagres, que largou de Lisboa no dia 21 de junho para uma viagem de instrução dos cadetes do 2º ano da Escola Naval Portuguesa, chegou a Salvador, onde fica até quinta-feira, 28.
Salvador é a terceira parada, depois de Cabo Verde e Recife. O Sagres é um veleiro com 90 metros de comprimento, 3 mastros e armação em barca, construído nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha.
Lançado em 1937, ele navega há 79 anos, 54 dos quais com a bandeira de Portugal. Sua principal missão é assegurar a formação praica dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa.
O navio também representa o país e a Marinha no exterior, desempenhando o papel de Embaixada Itinerante de Portugal, destacando-se neste ano a estadia no Rio de Janeiro, onde será a Casa de Portugal durante a Olimpíada.
O navio-escola Sagres é comandado pelo Capitão-de-fragata António Manuel Gonçalves e conta, para esta missão, com uma guarnição de 134 militares mais 44 cadetes do 2º ano da Escola Naval.
Entre eles, 6 cadetes dos países lusófonos (Cabo Verde, Angola e Moçambique) e 9 de Marinhas estrangeiras (Angola, Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, Inglaterra, Marrocos, Tunísia e Turquia).
Também está no Rio de Janeiro a velejadora portuguesa Joana Pratas, participante nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996), Sidney (2000) e Atenas (2004).