Rotary fará campanha contra Hepatite C
Os Rotary Clube de Itabuna e Itabuna Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão organizando uma campanha gratuita para detecção precoce da hepatite C nos dias 5 e 6 de agosto, na Praça Olynto Leone, centro.
O assunto foi discutido na quinta-feira, 14, com representantes dos clubes rotarianos e equipes técnicas da SMS. A campanha será iniciada no dia 26 com uma palestra na sede do Rotary Clube Itabuna, no bairro São Judas Tadeu.
No dia seguinte, um novo encontro vai acontecer na sede do Rotary Clube Itabuna, no centro, com profissionais de saúde para treinamento dos voluntários e técnicos da saúde que vão trabalhar durante a campanha.
Durante o evento, serão realizados exames rápidos para diagnóstico imediato da presença do vírus da doença que atualmente atinge milhares de pessoas em todo o mundo.
“O exame é simples e consiste em rápida picada no dedo para coleta de uma gota de sangue, como nos de diabetes”, explica a coordenadora do Centro de Referência (CERPAT), Suze Mary Azevedo.
A iniciativa dos clubes rotarianos em promover a campanha visa, especialmente, conscientizar a população, bem como alertar sobre a doença no mês em do Dia Mundial da Hepatite, 28 de julho.
“A data é uma oportunidade de aumentar a conscientização, educação e melhorar a compreensão sobre a hepatite viral como importante problema de saúde pública”, afirma o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho.
O secretário informou que quando diagnosticada precocemente há chances de 100% no tratamento da doença, que é silenciosa. "Daí a importância da prevenção e do diagnóstico mais cedo".
Bicalho lembrou que a prevenção da Hepatite C e de outras doenças como a Hepatite B e as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) já vem sendo realizada no CERPAT e nas Unidades Básicas de Saúde.