Programa melhora as farmácias na Bahia
A Bahia vai receber R$ 924 mil para aprimorar a qualidade e estrutura dos serviços farmacêuticos dos municípios com menos de 100 mil habitantes. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica.
O secretário substituto de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Pedro Prata, explica o motivo do apoio financeiro do Ministério da Saúde.
“Tem havido uma expansão importante da atenção básica no país, e um dos eixos fundamentais é a assistência farmacêutica. Sem uma assistência farmacêutica qualificada, a gente tem bloqueios na atenção básica e dispensação".
"Então esses municípios com menos de 100 mil habitantes tendem a ser os que têm uma base operacional mais frágil. Dai o apoio inicial do Ministério para eles”.
O recurso também poderá ser destinado para a contratação de novos profissionais e o aprimoramento dos serviços de conectividade. Para o secretário Pedro Prata, o programa Qualifar-SUS dará maior agilidade no atendimento.
“Se tem uma rede de atenção adequada, a gente pode monitorar não só um eventual desabastecimento, como ter uma ideia, ao longo do tempo, de qual tem sido o uso ou a dispensação de cada fármaco para não haver desabastecimento".