MPF quer anular nomeação para Ibama-BA
O Ministério Público Federal na Bahia expediu recomendação ao ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e ao da Casa Civil, Eliseu Padilha, para anular a nomeação de Neuvaldo David Oliveira para superintendente do Ibama na Bahia.
De acordo com procuradores da república, a nomeação assinada pelo ministro de Meio Ambiente Interino, Marcelo Cruz, pode ocasionar em conflito de interesses. A portaria de nomeação publicada no dia 18.
Os procuradores destacam que David Oliveira já foi responsabilizado por infração ambiental e condenado a pagar multa pela instalação de rede de abastecimento de energia elétrica em área de preservação permanente.
Até hoje o novo superintendente do Ibama não pagou a multa. Além disso, David Oliveira, que já foi prefeito de Caravelas, responde a quatro ações por improbidade administrativa.
Duas dessas ações foram movidas pelo Ministério Público Federal. O MPF entende que, empossado no cargo, David Oliveira pode fazer atos que lhe beneficiem diretamente, o que configuraria conflito de interesses.