Mexicanos visitaram a reitoria da Uesc
Uma turma de estudantes mexicanos que está prestes a concluir mestrado e iniciar doutorado na Universidade Estadual de Santa Cruz foi recebido em Brasília pela embaixadora do México, Beatriz Paredes e na Uesc, pela reitora Adélia Pinheiro.
Durante a audiência na Reitoria, eles entregaram livros doadas pela Embaixada do México à Biblioteca da Uesc. A reitora enfatizou a importância de receber os estudantes mexicanos para cursos de mestrado e doutorado.
"Na pós-graduação, os egressos poderão gerar conhecimentos através de dissertações e teses e levar toda a experiência adquirida na Uesc para seu país de origem, onde irão gerar novos conhecimentos e desenvolvimento,".
Adélia Pinheiro explicou que "a convivência cultural entre cidadãos dos dois países é uma oportunidade de fortalecer o respeito mútuo, o compartilhamento da riqueza cultural e a promoção da paz entre povos."
Por sua vez, os estudantes agradeceram o apoio pessoal e acadêmico oferecido pela Universidade Estadual de Santa Cruz para que pudessem concluir o mestrado e continuar o doutorado na instituição.
De acordo com o assessor de Relações Internacionais, Ronan Xavier, 10 mexicanos fizeram estudos na Uesc nos últimos 5 anos, a maioria amparada por dois programas bilaterais de cooperação Brasil-México.
”Cinco fizeram um semestre de graduação pelo BRAMEX (Programa de Cooperação Brasil/México) e 5 finalizam mestrado0 ou iniciam doutorado pelo PROPAT (Programa de Pós-graduação em Agricultura e Pecuária Tropicais).