Fraudadores de Canavieiras são presos
A Polícia Civil prendeu em Canavieiras 8 pessoas acusadas de fazer parte de uma quadrilha que fraudou documentos para receber benefícios do INSS. Foram apreendidos cartões de saques, certidões de nascimento e identidades falsificadas.
Segundo a delegada Norma Freitas, o esquema começou a ser desmantelado há 6 meses, quando recebeu uma denúncia anônima. Durante as investigações foi descoberto que trabalhadores rurais eram cooptados.
Os presos têm idade verdadeira entre 55 e 64 anos, são analfabetos e foram usados como “laranjas” do esquema, que era comandado por três pessoas. Os líderes da fraude estão foragidos.
As investigações indicam que a fraude funcionava há três anos e causou prejuízos de cerca de R$ 500 mil aos cofres do INSS. Os líderes do esquema convenciam os trabalhadores que poderiam se aposentar mais cedo.
Os chefes da quadrilha arrumavam certidões de nascimento e encaminhavam os trabalhadores para o SAC de Ilhéus para fazer novos documentos. Na certidão e na identidade, a idade dos “laranjas” era adulterada.
Há casos em que uma mesma pessoa tinha três benefícios. Segundo as investigações, os chefes da quadrilha ficavam com a maior parte do dinheiro sacado mensalmente pelos “laranjas”.
Os presos, que não tiveram os nomes divulgados, serão transferidos de Canavieiras para o presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus. A polícia investiga o envolvimento de mais pessoas. Os chefes da quadrilha tinham uma vida de luxo.