Emasa ampliará captação de Castelo Novo
A Emasa anunciou que vai ampliar, a partir da próxima semana, de 300 para 550 litros de água por segundo, a captação na estação de Castelo Novo, distrito de Ilhéus.
A empresa investiu cerca de R$ 200 mil em obras e aquisição de equipamentos para ampliar a captação, tratamento e distribuição da água. Mas a água que chegará à torneira dos itabunenses continuará salobra.
De acordo com o presidente da Emasa, Ricardo Campos, a nova estrutura começa a ser testada na próxima semana e entra em funcionamento, definitivamente, a partir da semana seguinte.
Para reforçar o sistema de captação e distribuição, foi instalado um conjunto hidráulico composto por tubos e conexões para a distribuição de água e três motores-bomba auxiliares.
Novos equipamentos para melhorar o sistema também foram adquiridos pela Emasa para facilitar a operação técnica de captação e adução para a Estação de Tratamento de Água.
Paralelo a essas ações, o município ampliou a oferta de água portável, com perfuração de poços artesianos. O primeiro a entrar em funcionamento foi o poço de Serrado, com capacidade de fornecer 17.500 litros de água por hora.