Cruz de Cabrália ganha iluminação cênica
Marco da primeira missa celebrada no Brasil, a Cruz de Cabrália, no Ilhéu de Coroa Vermelha, na Bahia, acaba de ganhar uma iluminação cênica à altura de sua importância histórica, cultural e social.
O projeto, realizado pelo Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV) e patrocinado pelo Instituto Iberdrola Brasil, teve o apoio da comunidade indígena Pataxó, Coelba e prefeitura de Santa Cruz Cabrália.
À noite, o local onde foi fixada em 2013 a réplica da cruz original, uma escultura em aço inox de 13 metros de altura assinada pelo artista plástico Mário Cravo Jr., não era convidativo para os visitantes nem para os negócios.
“Iluminar a cruz significa aumentar o tempo de visita de turistas e com isso gerar mais renda para aqueles que trabalham na região do monumento", diz Fernando Portella, presidente do ICCV.
Os principais resultados esperados após a inauguração são o aumento da visibilidade do monumento e da cidade, aumento do fluxo de turistas ao local, incremento dos negócios nos quiosques de venda de artesanato, valorização do marco.
A solução técnica, concebida e executada pela Neoluz Engenharia, é uma iluminação de realce através de projetores de alto rendimento de embutir e de sobrepor, com lâmpadas de descarga.
O projeto atendeu a todas as exigências e recomendações do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Fundação Nacional do Índio (Funai).