Visita domiciliar melhora o atendimento
A visita domiciliar melhora o atendimento aos pacientes da Unidade Saúde da Família Fátima II, em Itabuna. A visita é feita por agente comunitário, enfermeiro e médico às casas onde existe paciente acamado ou com dificuldades de locomoção.
É um dos mais importantes serviços oferecidos pela USF Fátima II. A unidade mantém cerca de 8 mil pacientes no cadastro e, se um deles não comparece à consulta, um profissional de saúde vai até a casa e, a depender do caso, faz o procedimento.
A enfermeira assistencial e gerente da USF Fátima II, Jilvane Chaves, explica que a preocupação da equipe em atender o paciente em domicílio é uma rotina da unidade e tem dado certo.
Além disso, “cria um vínculo de confiança entre a comunidade e o profissional que tem a responsabilidade de cuidar da saúde e do bem estar de seus pacientes”. É o caso de Marisa Oliveira, 74 anos, que mora na Rodovia Itabuna – Ilhéus.
“Nem sabia que tinha diabetes. Uma equipe da unidade de saúde me visitou, fez o teste e hoje tenho atendimento e remédio garantido”, afirma a aposentada. Outro programa que a gerente diz ser o orgulho da equipe é o “Ei, Psiu!”
Ele visa detectar diabetes em crianças na escola, através de exames de glicemia. Os pais também são orientados por profissionais sobre os cuidados, inclusive com a alimentação. O programa conta com o apoio de uma organização alemã.