Vendas do Dia dos Namorados caem 15%
A expectativa pessimista dos lojistas se confirmaram e o comércio varejista amargou o pior resultado dos últimos 7 anos para o Dia dos Namorados, segundo o indicador so Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e CNDL.
As vendas a prazo caíram 15,23% entre os dias 5 e 11 de junho, na comparação com o mesmo período do ano passado. Desde 2011 o comércio vem desacelerando o seu ritmo de crescimento para a data.
Nos últimos dois anos as vendas haviam registrado resultado negativo. Em anos anteriores, as variações foram de -7,82% (2015), -8,63% (2014), +7,72% (2013), +9,08% (2012), +10,80% (2011) e +7,00% (2010).
O Dia dos Namorados é a terceira data mais lucrativa para o comércio, ficando atrás do Natal e Dia das Mães. Segundo pesquisa do SPC Brasil, os produtos mais procurados seriam vestuário, calçados, perfumaria, floricultura, jóias e bijuterias.
Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, “a intenção de presentear ainda é alta, mas neste ano houve um redirecionamento para os presentes mais baratos e geralmente pagos à vista".
Sobre o desempenho do varejo para as próximas datas comemorativas, a economista pondera que, embora os dados de confiança comecem a mostrar interrupção da piora, ainda é cedo para afirmar que haverá um impacto positivo.
“Para que a melhora efetiva seja sentida é preciso que se verifique uma melhora na confiança dos consumidores, calcada no avanço da renda e do emprego, o que num cenário otimista deve se efetivar apenas em 2017”, explica.