Rui anuncia prêmio a professor e escola
Durante reunião com diretores de 25 Núcleos Regionais de Educação da Bahia (NRE), o governador Rui Costa anunciou que pretende instituir um prêmio de incentivo a professores e escolas a partir do cumprimento de metas.
“Quero introduzir uma premiação por resultados na escola e quero fazer isso de forma negociada com os professores, para que, com a melhoria dos indicadores escolares, eles possam receber um ou dois salários a mais".
"Com isso, nós podemos alavancar o rendimento e a melhoria da qualidade de ensino na Bahia”. O governador também sinalizou um projeto de incentivo à permanência em sala de aula dos professores com idade para aposentadoria.
O encontro teve como objetivo unificar os núcleos e garantir o fortalecimento da educação pública no estado. “Nós queremos aproximar os núcleos regionais e a Secretaria da Educação".
"O diretor tem que estar empoderado e capacitado para resolver todos os problemas daquela região. Pedimos aos diretores que visitem as escolas, que conversem com os alunos e os líderes de cada escola".
"A vida do diretor do núcleo tem que ser dentro da escola, para que ele conheça como a palma da mão a realidade de cada unidade que está sob sua coordenação”, acrescenta o governador.
Os diretores apresentaram os avanços conquistados, como a eleição de líderes de classe e projetos estruturantes, além dos principais desafios. Antes, o grupo se reuniu com o secretário da Educação, Walter Pinheiro.