Rota de Museus valoriza história da BA

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado (Ipac) desenvolveu o projeto Rota de Museus, que pode ser conferido no vídeo da ‘Nossa Cultura’, série produzida pela Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom).

A Rota de Museus propõe um roteiro de visitas gratuitas aos principais de Salvador. Localizado no bairro da Graça, o Palacete das Artes, por exemplo, chama a atenção do visitante logo na chegada.

Esculturas no jardim reafirmam o conceito de museu ao ar livre. Atividades educacionais, aliadas a diversas exposições de artistas plásticos do Brasil e do mundo, costumam deixar impressionado quem reserva um tempo para visitar o local.

Bem perto dali, no Corredor da Vitória, fica o Museu de Arte da Bahia (MAB), o mais antigo, com uma coleção diversificada de 14 mil peças. O diretor, Pedro Arcanjo, ressalta que é “um museu voltado para pensar a história da arte da Bahia"”.

Mais adiante, no Centro Antigo de Salvador (CAS), entre o casario multicolorido do Pelourinho, o Centro Cultural Solar Ferrão retrata parte da história do Brasil e do mundo com algumas peculiaridades.

Uma delas é a exposição de 1.005 instrumentos musicais cedidos pela etnomusicóloga Emilia Biancardi que, desde o ano passado, faz parte do acervo permanente da instituição.

Mesmo em reforma, o Museu de Arte Moderna (MAM-BA), na Avenida Contorno, é o local indicado para encerrar o roteiro pois, além do acervo, a vista para a Baía de Todos-os-Santos e para o imponente pôr do sol, são um atrativo à parte.

16:28  |  


Gostou? Repasse...