Praça Junina Rio do Braço virou sucesso
A Praça Junina Rio do Braço estreou com sucesso na zona rural de Ilhéus, no último fim de semana. O evento, nos dias 11 e 12, marcou a estreia do Projeto Estação Rio do Braço, idealizado pelo agricultor Lucas Kruschewsky.
Ele decidiu lutar pela recuperação histórica, arquitetônica e cultural do distrito de Rio do Braço, que já serviu de cenário para a novela Renascer. A Praça Junina foi a arrancada desse projeto.
No último fim de semana, a estação da antiga estrada de ferro de Ilhéus, totalmente recuperada, foi palco de shows de grupos de forró como Trio Iracema, Forró Xote Atrivido e os violeiros Adolfo Neto e Kalin Sá, além de muita dança.
No local, também está funcionando um restaurante baseado na gastronomia local. Famílias de várias partes da região compareceram à praça junina curiosas com a ideia de revitalização daquele sítio histórico.
A estrada vicinal de acesso ao Rio do Braço foi recuperada pela Coordenação de Ação Regional do Município, o que facilitou a chegada ao local. O distrito de Rio do Braço fica a 6 km da Rodovia BA–262 (Ilhéus-Uruçuca), na altura do km 19.
A estação ferroviária foi inaugurada em 1911, por investidores ingleses, para integrar a ferrovia Ilhéus-Conquista. A Praça Junina prossegue nos dias 18, 19, 24 e 25 de junho.
Há gastronomia, moda, cultura, artesanato, chocolates, parque infantil, passeios a cavalo, fogueira junina com violeiro, trios de sanfoneiros e outras atrações.