PF faz busca na sede do PT, prende líder
A sede do Partido dos Trabalhadores, em São Paulo, foi alvo da Operação Custo Brasil, desmembramento da 18ª fase da Lava Jato, com 11 mandados de prisão preventiva, 14 de condução coercitiva e 40 de busca e apreensão.
Agentes da PF fortemente armados e usando uniformes de campanha, treinados para combate, interditaram a rua onde se localiza a sede do PT na capital paulista.
Nersta fase, foi preso o ex-ministro petista Paulo Bernardo, marido da ex-ministra e senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), Paulo Bernardo foi ministro do Planejamento do governo Lula e das Comunicações do governo Dilma Rousseff.
O ex-ministro da Previdência Carlos Gabas, homem de confiança de Dilma, foi conduzido coercitivamente para depor na PF. As residências do casal também foram alvos de mandados de busca e apreensão.
Paulo Bernardo, um dos principais íderes do PT, é investigado junto com Gleisi Hoffmann pelo recebimento de dinheiro roubado para financiamento da campanha dela ao Senado, em 2010. Ambos já foram indiciados.
A Operação Custo Brasil investiga pagamento de propina em um contrato de R$100 milhões da empresa Consist, que fazia a gestão dos empréstimos consignados de servidores federais.
Paulo Bernardo seria um dos principais beneficiados pela propina, que dividia entre petistas corruptos 70% do valor do contrato. Com o Diário do Poder.