Denúncia envolve prefeito de Itapicuru

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o prefeito de Itapicuru (BA), José Moreira de Carvalho Neto, por lavagem de dinheiro acima de R$ 500 mil, junto com a secretária de Desenvolvimento Social, Rosinere Moreira Rabelo Silva.

Ainda foi denunciado o empresário Kells Belarmino Mendes, envolvido em fraudes em 20 municípios baianos. Em outubro de 2015, a Operação Águia de Haia já tinha alcançado o prefeito por contratações ilícitas superiores a R$ 7 milhões.

A denúncia envolvia também o deputado estadual Carlos Ubaldino de Santana, a secretária de Educação do município, Florinda Caldas Barreto de Oliveira, além de outros oito denunciados.

Esses casos são desdobramento da investigação Águia de Haia, destinada a apurar desvios de recursos públicos federais do Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).

Kells coordenou, entre 2010 e 2014, o núcleo empresarial de uma quadrilha que aliciava prefeitos para participar de um esquema de contratação de produtos e serviços de tecnologia na área da educação com recursos do Fundeb.

0:27  |  


Gostou? Repasse...