Ceplac já seleciona cacau para festival
A Ceplac recebe dos produtores de cacau, até 8 de julho, amostras de amêndoas de cacau fermentado e seco, representando as origens genéticas e geográficas, para participar da seleção do Cacau de Excelência.
Ela ficará em exposição no stand da Ceplca durante o VIII Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia que acontece de 21 a 24 de julho no Centro de Convenções de Ilhéus.
O objetivo da seleção é promover origens de cacau de alta qualidade. Cada produtor pode se inscrever com uma amostra de 3 kg de amêndoas, em embalagem identificada, entregue na Fábrica de Chocolate, na sede da Ceplac.
No questionário o produtor identifica a amostra por origem, nome das variedades, clima e solo, práticas, características, métodos de fermentação, secagem e beneficiamento, nome e localização da propriedade.
As amostras de cacau passarão por avaliação de sua qualidade por meio de análises físicas, sensorial de aroma e prova de corte feita pelos técnicos da Seção de Controle de Qualidade Vegetal (SECOQ) da Ceplac.