Varejo despencou até nas vendas online
O desempenho das vendas do varejo continuou a contrair em abril, caindo 4,9% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o SpendingPulse, relatório mensal da MasterCard sobre as vendas do varejo.
A queda mais recente é apenas uma ligeira melhora, comparado à de 5,3% do primeiro trimestre. Os setores que apresentaram pior desempenho em abril foram vestuário, supermercados, móveis e eletrodomésticos.
Por outro lado, artigos farmacêuticos, materiais de construção, combustíveis e artigos pessoais e de uso doméstico cresceram acima do indicador total de vendas.
"O crescimento farmacêutico foi impulsionado por uma mudança do consumidor, que passou a pesquisar mais os preços de cosméticos e suplementos, por exemplo", afirma Kamalesh Rao, diretor de pesquisa na MasterCard Advisors.
O e-commerce, que tinha uma trajetória de crescimento, caiu 6,2% em relação ao mesmo período do ano passado. A média dos últimos três meses foi de um declínio de 1,7% em relação ao mesmo período de 2015.
Setores como artigos farmacêuticos, móveis e vestuário superaram a média do canal, enquanto hobbies & livrarias e artigos eletrônicos despencaram abaixo da média do setor.
"O ambiente econômico permanece desafiador, com aumento do desemprego e fraco aumento da massa salarial. Além disso, a confiança do consumidor caiu 2,7% em abril. A perspectiva de aumento do desemprego tende a piorar o cenário", diz Rao.
As regiões Nordeste (–4,1%), Sudeste (–4,4%) e Centro-Oeste (–2,8%) tiveram desempenho acima da média, enquanto Norte (–7,4%) e Sul (–8,4%) ficaram abaixo da média do varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.