"Tsylla Balbino" recebeu 15 novos leitos
A Maternidade Tsylla Balbino, de Salvador, ganhou 15 novos leitos nesta segunda-feira (16). Os 10 leitos da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) e 5 da Ucin Canguru foram entregues pelo secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas.
Com investimento de R$ 1,5 milhão em obras e equipamentos, a Secretaria da Saúde do Estado da (Sesab) segue qualificando e ampliando a rede de assistência materno-infantil.
Segundo Fábio, em 2015, somente na rede própria, mais de 40 leitos foram abertos. Em 2016, o Governo entregou 43 novos leitos no Hospital Geral Roberto Santos, 20 de UTI Neonatal e 23 de cuidados semi-intensivos pediátricos.
“Nosso compromisso é descentralizar a assistência, ampliar os leitos e melhorar a qualidade do atendimento. Neste ano estão previstos mais de R$ 60 milhões na requalificação de 25 maternidades e do Hospital da Mulher com 137 leitos”.
Realizando, em média, 900 atendimentos e 300 partos por mês, a Maternidade Tsylla Balbino oferece serviço de pré-natal completo, incluindo consultas com médico obstetra, enfermeiro, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta.
A unidade disponibiza também atendimento a gestantes em psicologia e odontologia preventiva.Na opinião da diretora da unidade, Rita Calfa, além dos benefícios práticos das melhorias para a população, há um caráter simbólico.
“O mês de maio é especial, pois se comemora o Dia das Mães e dos profissionais de enfermagem e assistentes sociais, que tanto se dedicam e contribuem para a construção e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS)”.