Saúde sem Fronteiras opera 3 frentes
Até dezembro, cerca de 100 mil mulheres devem ter feito exames de câncer de mama na Bahia. A consulta, a identificação e o tratamento da doença são uma das três frentes do programa Saúde sem Fronteiras.
Ele também oferece cirurgias de cataratas e tratamento odontológico. Desde 2011, quando começou, foram realizadas mais de um milhão de mamografias. Do total, 2% das pacientes seguiram para a segunda fase do programa.
Nesta fase se confirma ou não a doença. 1% recebeu ou está recebendo tratamento, conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
Segundo o diretor de Programa Estratégico da Sesab, Ivonildo Dourado, com a detecção precoce da doença é maior a probabilidade de cura. “Temos uma meta na Bahia, que é atender mulheres de 50 a 69 anos".
"Esta é a faixa etária identificada pelo Instituto Nacional do Câncer na qual a doença é mais comum”. Em 2015 foram beneficiados Paulo Afonso, Barreiras, Porto Seguro, Cruz das Almas, Teixeira de Freitas e Feira de Santana.
Juntas, as ações nestas cidades alcançaram moradoras de 83 municípios. Já em 2016 o programa contemplou as regiões de Camaçari e Irecê, com 24 municípios atendidos.