Projeto encerra em maio com "Os Javalis"
O projeto Bahia Arte Sul retorna em maio com o espetáculo teatral Os Javalis, nos dias 6 e 7, no Teatro da Casa de Cultura Jonas & Pilar, em Buerarema, e nos dias 13 e 14 na Casa de Cultura Miguel Falabella, em Prado.
Sempre às 19 horas e com entrada gratuita, a peça foi contemplada pelo Edital Agitação Cultural do Governo da Bahia e considera ter alcançado a meta de dinamizar espaços culturais locais e estimular o consumo de cultura no interior.
O espetáculo é do grupo soteropolitano Teatro Nu. Escrito e dirigido por Gil Vicente Tavares, dramaturgo e diretor baiano, o espetáculo Os Javalis é a segunda montagem do grupo, com texto livremente inspirado no teatro do absurdo.
A base é a obra O Rinoceronte, de Eugene Ionesco. No palco, os atores Carlos Betão e Marcelo Praddo dão vida aos personagens Homem A e Homem B, que estão sitiados em uma casa por um ataque de javalis.
Eles precisam conviver e confiar um no outro. A partir deste encontro, questões sociais e políticas são discutidas através de metáforas, em uma encenação ágil, marcada por momentos de irreverência e humor.
O projeto Bahia Arte Sul tem como objetivo promover a formação de plateia para o teatro, democratizar o acesso aos bens culturais de consumo e promover a troca de experiências entre profissionais da capital e do interior.
Está previsto para o primeiro dia de apresentação o “Papo Nu”, rodada de conversa sobre o processo de criação do grupo com artistas e público de cada cidade.
O projeto conta com o apoio do Teatro Castro Alves, Fundação Cultural, Governo da Bahia, Prefeitura de Prado, Casa de Cultura Miguel Falabella e Teatro da Casa de Cultura Jonas & Pilar.