Professores estaduais bloqueiam BR-415

Professores das universidades estaduais da Bahia protestaram e paralisaram as atividades por 24 horas nesta terça-feira. Em Ilhéus, os professores da Universidade Estadual de Santa Cruz interditaram a BR-415 no início da manhã.

Em Vitória da Conquista, os professores do campus da Universidade do Sudoeste Baiano fecharam a Avenida Olívia Flores, uma das principais vias. Houve protesto também nos campi da Universidade Estadual da Bahia.

Motoristas também protestaram, mas contra os bloqueios de estrada e avenida, que prejudicam a vida de quem trabalha na cidade vizinha, tem consultas médicas, precisa pegar um voo ou tem compromissos profissionais.

Os professores se queixam que o governo alegou não ter condições de conceder reajuste salarial neste ano. Os profissionais denunciam também que houve redução no orçamento nas universidades. O estado nega.

As associações dos docentes das universidades estaduais afirmam que desde 2012 o governo já cortou R$ 73 milhões de custeio e investimentos nas instituições estaduais de ensino superior.

Já a Secretaria Estadual de Educação informou que o governo garantiu R$ 1,226 bilhão em investimento nas quatro universidades estaduais. 

O governo disse ainda que o dinheiro é destinado ao custeio das universidades estaduais e gastos com folha de pessoal. O valor é 5,6% maior que o gasto no ano passado.

0:54  |  


Gostou? Repasse...