Itabuna quer aumentar doação de órgãos
Dados da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset) indicam que o número de pessoas que resistem a autorizar o transplante de órgãos do parente na Bahia ainda é muito alto.
De cada 10 famílias baianas, apenas três autorizam o procedimento após o falecimento do parente, enquanto a fila de quem depende deste ato de solidariedade só tem crescido nos últimos anos.
Para alterar essa realidade, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO/SUL) e Coset, mantém ações permanentes de sensibilização no sul da Bahia.
Um evento é o curso de multiplicadores em doação de órgãos, programado para esta terça-feira, 31, na Faculdade Madre Thaís, em Ilhéus, das 18 às 20 horas, com duas palestras para estudantes universitários e convidados.
Um dos palestrantes será a enfermeira do OPO/SUL Anna Aragão, que há anos trabalha com a sensibilização de pessoas para a doação de órgãos e tecidos. Ela destaca que as pessoas ainda têm muito receio em autorizar a doação.
“Esse é um dos desafios que precisamos vencer, porque podemos aumentar o número de pessoas que podem ganhar uma vida com qualidade. Além disso, a doação ajuda a salvar centenas de vidas”.