Itabuna faz combate ao trabalho infantil
A Prefeitura de Itabuna promove na sexta-feira, 13, a partir das 8 horas, na Escola Avelina Sandes de Aquino, na Fazenda Duas Barras; e no aterro sanitário, mais uma ação educativa.
Ela visa orientar os pais a manter crianças longe das atividades diárias de coleta de material reciclável. As atividades serão realizadas pela Secretaria de Assistência Social (SAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Estão programadas palestras sobre programas de assistência social, caderneta de vacinação das crianças e mulheres que moram próximo ao aterro sanitário, orientações sobre o correto manuseio do material recolhido no lixo.
Os catadores e seus familiares serão atendidos por equipes do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT) e Unidade de Saúde José Maria de Magalhães Neto.
Uma das palestrantes será a coordenadora de vacinação do Departamento de Vigilância Epidemiológica Gracilene dos Santos Dias, que falará sobre os riscos do manuseio incorreto do material que chega ao aterro sanitário.
“É um trabalho para evitar os acidentes e para que as pessoas, em caso de acidentes, procurem imediatamente o serviço de saúde mais próximo”, explica a coordenadora local do PETI Ana Maria Magalhães Neres.
Os catadores serão orientados mais uma vez sobre a importância de morar em áreas afastadas do aterro. Também serão alertados sobre as exigências do Estatuto da Criança e Adolescente quanto a crianças na escola e sem trabalho infantil.