Inadimplência das empresas cresceu 14%

O número de pessoas jurídicas nos cadastros de devedores cresce a taxas elevadas. O setor credor que detém a maior parte das dívidas é o de Serviços, que inclui bancos. A Região Sudeste não foi considerada.

Com a situação econômica ruim, as empresas seguem prejudicadas, segundo o Indicador de Inadimplência de Pessoas Jurídicas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

O número de empresas devedoras aumentou 13,96% em abril nas quatro regiões pesquisadas – Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sul – em relação ao mesmo mês do ano passado.

Os dados do Sudeste não foram considerados devido à Lei Estadual nº 15.659 que vigora no estado de São Paulo e dificulta a negativação de pessoas físicas e jurídicas no estado.

“Há mais de um ano o país enfrenta uma crise econômica que afetou o desempenho das empresas e comprometeu sua capacidade de quitar dívidas”, afirma o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

Entre as quatro regiões, o Nordeste foi a que apresentou a maior variação no número de empresas com o CNPJ registrado nas listas de negativados, um avanço anual de 15,58%. A região concentra um quinto do total de negativadas.

No Centro Oeste, a inadimplência também registrou forte avanço, crescendo 14,61%. As regiões Norte e Sul apresentaram variações menores mas, ainda assim, os números são expressivos, 13,55% e 11,89%.

16:38  |  


Gostou? Repasse...