Dia das Mães reflete a recessão no Brasil

As vendas relacionadas ao Dia das Mães tiveram o pior desempenho desde a criação do indicador Serasa Experian, em 2003, que mede o movimento da segunda data mais importante para o varejo do país após o Natal.

As vendas na semana entre 2 e 8 de maio caíram 8,4% sobre 4 a 10 de maio de 2015, segundo a companhia. Considerando apenas o final de semana do Dia das Mães, houve queda de 9,5% em todo o país sobre o mesmo período do ano passado.

As vendas parceladas também caíram, segundo outro indicador, calculado pelo SPC Brasil.

O volume de vendas parceladas na semana anterior ao último domingo (entre 1 e 7 de maio) caiu 16,40% em relação ao mesmo período do ano passado. A queda de 2016 se segue a um leve recuo de 0,59% verificado em 2015.

Isso demonstra um forte impacto nas vendas devido à retração do poder de compra dos brasileiros. Em períodos anteriores, as variações foram de -3,55% (2014), +6,44% (2013), +4,40% (2012), +6,53% (2011) e de +9,43% (2010).

O Dia das Mães é a data mais importante para o varejo no primeiro semestre e fica atrás só do Natal em volume de vendas e faturamento. O resultado negativo deve funcionar como uma prévia para o desempenho ao longo de 2016.

Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, “a forte queda no volume de vendas é reflexo da crise econômica pela qual o Brasil passa, com inflação elevada, altas taxas de juros, aumento do desemprego e crédito restrito”.

0:14  |  


Gostou? Repasse...