Casa no Pelourinho será Espaço Zélia Gattai

Em breve, o Centro Antigo de Salvador terá mais um prédio revitalizado e transformado em espaço de cultura. Um convênio foi assinado, na sexta-feira, na Fundação Casa de Jorge Amado para reformar a casa 47, no Pelourinho.

Ela passará a abrigar o espaço Zélia Gattai. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal, assinaram o documento na presença de visitantes e familiares do casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai.

“Os dois têm uma obra, não apenas na literatura, mas também de articulação cultural na Bahia e representação do estado no mundo. A literatura deles se notabilizou, exatamente, por valorizar a cultura popular, que veio da África".

"Uma cultura que se expressa no candomblé, nos afoxés, no carnaval, na gastronomia e na sensualidade”, disse o ministro. Ferreira destacou ainda que, “no mundo inteiro, os centros históricos estão sendo recuperados".

"Eles sáo acompanhados de projetos de economia cultural, de dinamismo, de atividades que tenham capilaridade com o segmento de cultura da cidade e possibilitem gerar emprego e renda”.

O Ministério da Cultura (MinC) já autorizou o repasse de R$ 680 mil ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), que ficará responsável pela obra. A expectativa é que a primeira etapa da restauração fique pronta neste ano.

Para Jorge Portugal, a preservação do patrimônio aliada à homenagem à escritora, é uma forma de manter viva a cultura baiana. “Zélia, que era paulistana, tornou-se baiana. Isto é emblemático demais”.

1:52  |  


Gostou? Repasse...