Bispo ordena mais 6 Diáconos para Ilhéus
O Bispo Diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, vai ordenar mais 6 Diáconos Permanentes para a Diocese de Ilhéus, Domingos Batista P. de Andrade, Erivaldo Alves de Araújo e Francisco José Santos dos Anjos.
Mais Joílson Reis Araújo, Raimundo Eduardo R. Costa e Reinan Souza Santos. A cerimonia acontecerá na Catedral Diocesana de Ilhéus neste domingo (22) às 10h00.
O Brasil conta com cerca de 1.500 diáconos, sendo 4 em Ilhéus. o diaconato foi restaurado pelo Arcebispo Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger. Diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem.
Os outros dois são o presbiterato e o episcopado. JUntos, compõem a hierarquia da Igreja. Com a ordenação o diácono deixa de ser leigo e passa a fazer parte do clero, e vale para toda a vida.
Na ultima semana, de 10 a 15 de maio, os futuros Diáconos estiveram com suas esposas em um momento de Retiro, com o Bispo Diocesano, na Casa de Retiro Nossa Senhora das Graças, no Banco da Vitória, em Ilhéus.
Na Igreja Católica, o Diácono é um ministro que está no último dos 7 anos de estudos que levam à carreira clerical. Há os diáconos em grau permanente, que podem ser homens solteiros, casados ou viúvos.
Entretanto a admissão de um casado ao diaconato necessita de um consentimento por escrito da esposa e que a família leve uma vida condizente com os valores cristãos. O matrimônio precisa ter ocorrido há no mínimo 5 anos.
A ordenação no diaconato paralisa o estado dos solteiros e viúvos, de modo que estes, após o sacramento, não podem mais se casar, devendo permanecer celibatários.
O diácono pode realizar, sob orientação de um sacerdote, algumas celebrações religiosas, batismos e abençoar casamentos, além de fazer homilias e pregações.