União não libera as verbas para Itabuna

Desde o final de dezembro a Prefeitura de Itabuna tem intensificado os contatos com autoridades em Brasília para obter a liberação de recursos financeiros para a retomada de obras federais, a maioria em ritmo lento, outras paralisadas.

As medições foram encaminhadas, mas o governo de Dilma Rousseff parou de repassar verbas no ano passado. Este é o caso das obras de urbanização de alguns bairros da zona oeste.

No dia 17 de fevereiro, representantes da Prefeitura estiveram no Ministério das Cidades, em audiência como o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, para negociar a liberação das verbas desta obra.

Elas são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e foram interrompidas no início deste ano, após atraso nos repasses pela União. Também houve encontros com técnicos do Ministério das Cidades.

O prefeito Claudevane Leite está preocupado com o andamento das obras que vão beneficiar moradores dos bairros Jorge Amado, Maria Matos, Lomanto, Santa Catarina, Sinval Palmeira, Campo Formoso, Nova Itabuna e Bananeira.

No Maria Matos já foram concluída a implantação das redes de esgoto e drenagem, falta apenas a pavimentação asfáltica, que deve ser retomada ainda neste mês, tão logo os recursos sejam liberados.

No bairro Sinval Palmeira, as obras já foram concluídas e os trabalhos estão avançados no Nova Itabuna, Jorge Amado e Campo Formoso. No Nova Itabuna, por exemplo, foram concluídos cerca de 80% dos serviços de esgoto.

Também estão prontos mais de 40% da rede de drenagem pluvial, ligações domiciliares e construção de galerias. Para a segunda etapa estão previstos terraplanagem, meio-fio, calçadas e pavimentação asfáltica.

1:00  |  


Gostou? Repasse...