Salvador amplia diagnóstico de pressão

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão, os postos de saúde de Salvador promoverão, entre 26 a 29 de abril, uma série de atividades e palestras relacionadas ao assunto.

Durante essa semana, os profissionais de saúde também intensificarão os serviços de aferição da pressão arterial, testes de glicemia e prestação de orientações nutricionais para os usuários das unidades básicas.

De acordo com dados da Vigilância sobre fatores de risco e proteção contra doenças crônicas, obtidos por pesquisa telefônica do Ministério da Saúde, estima-se que cerca de 676 mil sofram de "pressão alta".

Para garantir a assistência, a Secretaria Municipal de Saúde oferece, nas 117 unidades básicas, o atendimento integral através de equipes de médicos, enfermeiros, nutricionistas e educadores físicos.

Também disponibiliza gratuitamente os medicamentos para controle da patologia. A Hipertensão arterial é doença traiçoeira, só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta.

Algumas pessoas, porém, podem apresentar dores de cabeça, no peito e tonturas, entre outros, que representam um sinal de alerta. Apesar de não ter cura, através de um tratamento adequado a patologia pode ser controlada.

0:06  |  


Gostou? Repasse...