Mesmo sem Dia D, Ilhéus continua vacina

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus, seguindo orientação da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), decidiu suspender o Dia D de vacinação contra a gripe, que seria realizado neste sábado, 30.

De acordo com o chefe do setor de Vigilância da Sesau, Antônio Firmo, apesar da suspensão da data as doses continuarão disponíveis ao grupo prioritário.

A orientação da Sesab se deve ao fracionamento do envio das doses pelo Ministério da Saúde. Desde o dia 18, quando foi iniciada a campanha de imunização, somente 51% das vacinas foi enviada ao município.

Por isso, não há garantias de que o estoque disponível fosse suficiente para vacinar em todos os pontos da cidade no dia D. Com a suspensão, o prazo de vigência da campanha em Ilhéus será encerrado em 20 de maio.

Devem ser vacinados, prioritariamente, pessoas a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da saúde, grávidas e mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, portadores de doenças crônicas e presos.

Mais os funcionários do sistema prisional e presos de 12 a 21 anos. A vacina contra gripe é feita em dose única, descartando reforço. “Além disso, a imunização garante proteção contra vírus da gripe, H1N1 e influenza B”.

0:09  |  


Gostou? Repasse...