Já extorsiva, energia subirá novamente
A conta de energia deve ficar entre 7% e 13% mais cara em 2016. No caso da Bahia ela já subiu mais 13,6% neste mês.
O Ministério das Minas e Energia autorizou indenizações às companhias de transmissão que anteciparam as concessões e estipulou a correção dos valores pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA.
O transtorno das indenizações foi provocado pela mudança no marco regulatório em 2013. O bolso do consumidor será prejudicado, pois o valor será todo repassado às tarifas.
Para o deputado federal Duarte Nogueira, do PSDB de São Paulo, o governo Dilma enganou a população ao prometer reduzir o custo da energia elétrica no País.
"Mais uma vez um presente desagradável para todo o povo brasileiro. O governo do PT e da presidente Dilma entrega mais uma maldade aí para a nação brasileira".
"Sempre prometendo diminuir os custos, não só aumentaram a conta de energia, como quebraram as empresas do setor. Não existe milagre. Não há boa notícia sem trabalho, sem seriedade, sem eficiência e sem decência".
A revolta da autônoma Cláudia Nunes, de 23 anos, reflete o sentimento da população brasileira em relação ao alto custo da energia no Brasil. Para ela, o aumento é significativo e vai mexer no orçamento da família inteira.
"Eles não cansam de aumentar. Parece que querem que o Brasil vá à falência. Isso é um absurdo. Eu estou muito revoltada. Não está fácil para ninguém. Pior para as famílias que não tem emprego e tem filho para criar".
"Quero deixar a minha revolta para essa Dilma, para esse governo. Eu tenho certeza que eles deveriam melhorar isso. Eles não têm nem dó do brasileiro."
A decisão não agradou nem mesmo as companhias de energia. Há três anos elas esperam receber, mas o valor que vai ser repassado é muito aquém do estimado e ainda será pago em 8 anos. De Brasília, Luana Patriolino