Ilhéus vacina contra H1N1 no fim de abril

A Secretaria de Saúde de Ilhéus planeja atingir a meta de vacinar 80% do grupo prioritário contra a gripe H1N1. Para atingir o objetivo, serão mobilizados cerca de 200 profissionais de saúde.

Fazem parte do grupo prioritário idosos, crianças, gestantes, portadores de doenças crônicas e profissionais de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação vai ocorrer de 30 de abril a 20 de maio em todo o Brasil.

Os principais sintomas são infecção aguda das vias aéreas e febre (mais forte em crianças). O paciente também pode sentir calafrios, mal-estar, dores de cabeça e garganta, moleza, tosse seca, diarreia, vômito, fadiga e rouquidão.

Para evitar a gripe onde alguém apresentou os sintomas, as pessoas não devem compartilhar objetos de uso pessoal, a exemplo de talheres, pratos, copos ou garrafas.

Além disso, devem manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza; manter distancia de aglomerações e evitar ambientes fechados.

0:57  |  


Gostou? Repasse...